A AGÊNCIA

A Empresa nasce em 2001. Com a Internet ainda precária no Brasil, boa parte das rádios ainda recebia as matérias por telefone - apenas 10% das emissoras tinham Internet de linha discada.

Em 2003, com o avanço da banda larga, a distribuição passou a ser somente via Internet.

Em 2004 a empresa abriu sede em Brasília. Em 2007 passou a atuar em São Paulo, onde abriu sede em 2010.

Hoje é a maior agência de notícias para rádios do Brasil, com mais de duas mil emissoras afiliadas - 50% Comerciais, 44% Comunitárias e 6% Educativas.

O acesso é restrito às emissoras cadastradas. O sistema desenvolvido pela empresa permite identificar o aproveitamento dos conteúdos com dados de rádio, cidade, estado, população, etc.

É possível realizar cruzamentos com 18 variáveis de informações, gerando relatórios detalhados da distribuição de cada matéria. Ou de um conjunto de boletins de clientes, por exemplo.

Atualmente, as duas mil emissoras fazem uma média de 13.000 downloads diários da página da Agência Radioweb.

Considerando essa média diária, a cada 6,5 segundos uma matéria da Agência Radioweb é veiculada em alguma emissora brasileira afiliada à Agência.

Rádios Corporativas: desde 2008 a Agência Radioweb oferece rádios corporativas personalizadas. Atualmente doze emissoras exclusivamente online estão no ar. Veja detalhes no ícone "Rádios Corporativas".

EQUIPE

Caroline Mello
Jornalista: Sócia-Diretora da Agência Radioweb. Foi fundadora da Empresa. Entre 2002 e 2006 trabalhou no SBT como repórter, onde conquistou sete prêmios individuais de jornalismo. É Professora de TV na PUC-RS.
Daniela Madeira
Jornalista: Sócia-Diretora da Agência Radioweb, abriu a operação da empresa em São Paulo. Está na Radioweb desde sua criação, tendo passado pelas funções de produtora e coordenadora de jornalismo, antes de assumir a Diretoria.
Geanoni Mousquer
Jornalista: Abriu a operação da Empresa em Brasília, onde é Sócio-Diretor desde 2004. Foi Repórter do Jornal Zero Hora entre 1976 e 1981. Correspondente da Rádio Gaúcha em Brasília por 12 anos, entre 1991 e 2003.
Paulo Gilvane Borges
Jornalista: Criou a Agência em 2001 e é Diretor Geral da Empresa. Foi repórter e Chefe de Reportagem da Rádio Bandeirantes-RS entre 1995 e 99. Repórter de Política da Rádio Gaúcha entre 1999 e 2001. Tem oito prêmios individuais de jornalismo.

PRÊMIOS

2019 +
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.
2018 +
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.
2017 +
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.
2016 +
Janeiro: ranking Jornalistas&Cia coloca a Agência Radioweb com a segunda mais premiada da história do jornalismo brasileiro.

Março: Portal atinge novo recorde: 300 mil downloads num único mês. Média diária entre segunda e sexta fica acoma de 13 mil downloads.

Junho: Agência Radioweb é a grande vecedora do Prêmio João Valiante de Jornalismo, promovido pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). Repórter Janaína Oliveira.

Agosto: Agência Radioweb comemora 15 anos com Convenção na Serra Gaúcha, reunindo 50 pessoas entre colaboradores e parceiros.
2015 +
Março: novo recorde, 261 mil downloads num único mês. Média diária sobe para 11 mil, mas em 5 de março bate a marca dos 12 mil dowloads num único dia.

Junho: primeiro semestre demonstra crescimento de 15% no número de acessos. Rádios afiliadas chegam a 2.100.

Julho: Lançada Rádio MPAC, rádio corporativa do Ministério Público do Acre, administrada pela Agência Radioweb.

Agosto: Empresa comemora 14 anos. Pesquisa com 1.796 emissoras atesta a qualidade do jornalismo da Agência: conceitos de Ótimo e Bom alcançam 98%.

Novembro: Agência Radioweb ganha três prêmios de jornalismo, em primeiro lugar: Prêmio SBR Pfizer, Prêmio Amrigs (Associação Médica do RS) e Prêmio Sinurg (Sindicato dos Nutricionistas do RS).

Dezembro: Agência fecha ano com 3.122.335 downloads, crescimento de 20% em relação a 2014. Agora são 2.200 emisssoras afiliadas. Vai ao ar a Rádio Alerj, da Assembleia Legislativa do RJ, mais uma emissora web corporativa sob administração da Agência.
2014 +
Janeiro: Agência Radioweb é uma das mais premiadas de todos os tempos segundo o ranking Jornalistas&Cia - Categoria Agência de Notícias. Com 12 anos de existência, fica acima de concorrentes como France Presse, Carta Maior, Safras e Agência Estado.

Março: novo site entra no ar no dia 14. No dia 15, Radioweb comemora 10 anos de atuação em Brasília. Vai ao ar a Rádio Puma, da Klabin, voltada para operários da obra, com sonorização de ônibus, refeitórios e também via web.

Julho: site bate recorde, com 243 mil downloads no mês. Média diária durante a semana e de 10 mil diários.

Agosto: vai ao ar a décima segunda rádio corporativa administrada pela empresa, a Rádio MPAC, do Ministério Público do Acre.

Outubro: Agência Radioweb transmite ao vivo para mais de mil rádios no primeiro turno das eleições. A cobertura foi entre 7h e 23h, via Internet.

Dezembro: ano fecha com 2,6 milhões de downloads da página da agência, média de 216 mil mensais. Foram publicadas 15 mil matérias.
2013 +
Fevereiro: Vai ao ar a Rádio MP-RS, Rádio Corporativa do Ministério Público do RS.

Março: Mais uma rádio online corporativa, do Ministério Público do Trabalho–DF, a Rádio MPT.

Maio: site alcança a marca de 200 mil downloads. Pesquisa junto às rádios apura que 92% das matérias baixadas vão ao ar.

1 de julho: Agência alcança uma marca histórica, 10 mil downloads num único dia.

Dezembro: mais três rádios corporativas vão ao ar - Rádio Canoas, Rádio Appai e Rádio Crea Minas.
2012 +
Abril: No ar, a Rádio OAB-RJ, rádio corporativa da entidade dos advogados fluminenses.

Junho: Rádio da CUT Nacional é o outro canal de rádio corporativa sob responsabilidade da Agência Radioweb.

Agosto: 11 anos de empresa. Mais 1.800 rádios avaliam o conteúdo da Agência Radioweb em pesquisa online: 98% entre Ótimo e Bom.

Outubro: Radioweb cobre eleições municipais e envia correspondente para cobrir a eleição da Venezuela. Chaves é reeleito.
2011 +
Março: Radioweb é Tri no Troféu Mulher Imprensa. É o quadragésimo prêmio da história da Agência em 10 anos.

Abril: Chega-se a marca de 2.000 rádios. São feitos em média oito mil downloads diários da página do site.

Agosto: Empresa comemora 10 anos. Assume operação e programação da Rádio Justiça após concorrência iniciada em maio. São contratados 35 profissionais entre jornalistas e radialistas.

Setembro: Início da montagem da Rede Radioweb Sat, com transmissão de programa diário ao Vivo de 30 minutos para emissoras comerciais. A Rede fica no ar por um ano e meio.

Outubro: Vai ao ar a Rádio Themis, do Tribunal de Justiça do RS, mais um canal de Rádio Corporativa.
2010 +
Janeiro: Abertura da Sede em São Paulo, na tradicional Avenida Paulista, nº 807, no conhecido endereço do Edifício Winston Churchill.

Maio: Depois de nove anos de batalha, conquista-se o domínio www.radioweb.com.br, mas a empresa mantém o nome "Agência Radioweb".

Agosto: Nove anos, 1.900 emissoras afiliadas, alcance potencial de 110 milhões de ouvintes.

Outubro: Momento histórico do Rádio: Agência Radioweb coloca 543 emissoras em Rede, via web, durante a cobertura do primeiro turno das eleições. São 17 horas de transmissão ao vivo.

Novembro: Nova transmissão ao vivo, no segundo turno das eleições, com 367 emissoras em Rede.

Dezembro: Ano termina com 1.950 rádios afiliadas e quase 2 milhões de downloads da página da Agência.
2009 +
13 Abril: Pela primeira vez a Radioweb ultrapassa a marca de sete mil downloads num único dia: 7.138.

Julho: Firmado acordo operacional com Rádio França Internacional (RFI) para distribuir conteúdos em português no Brasil.

Agosto: Empresa comemora oito anos com 1.880 emissoras afiliadas.

Novembro: Sede de Brasília se transfere para o Complexo Empresarial Brasil 21, com uma estrutura com 240m² de área. São três estúdios, Redação ampla e mais cinco salas.

Dezembro: Lançamento da página em Espanhol, projeto em parceria com Itaú Cultural. Página fica no ar até fevereiro de 2011
2008 +
Abril a Junho: Coberturas internacionais na Alemanha (Feira de Hannover), Bélgica (União Europeia, em Bruxelas) e em Rimini, na Itália (Jogos Mundiais da Conféderation Sportive International du Travail).

Julho: Agência Radioweb conquista o registro das marcas no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).

Agosto: Empresa comemora sete anos com 1.715 emissoras afiliadas.

Novembro: Nasce a marca guarda-chuva RW Mídias. Além da Agência Radioweb, a nova marca abriga os serviços de Rádio Online Online Corporativa, TV Web Corporativa e Transmissões ao vivo.

Dezembro: Ano fecha com 1.750 Emissoras Afiliadas.
2007 +
Março: Daniela Madeira se transfere para São Paulo, onde começa a atuar como Diretora da empresa para a Região Sudeste.

Maio: Alcança-se a marca 1.500 rádios. Lançada a campanha “O Brasil tem Voz”, em que destaca a abrangência da cobertura, que já atinge todo o País. Novo site vai ao ar.

Agosto: Radioweb chega aos seis anos com 1.600 rádios e uma média de 6 mil downloads diários. Vai ao ar o segundo canal de Rádio Corporativa, a Rádio OAB-RS.

Dezembro: Pesquisa avalia qualidade jornalística com 1.545 emissoras. Os conceitos de Ótimo e Bom alcançam 98% (63% ótimo e 35% Bom).
2006 +
Março: A Rádio Sorriso de Mato Grosso faz o download que marca 1 milhão de boletins baixados da página, contagem feita a partir de 3 de agosto de 2004.

Junho: Novo site é lançado. Radioweb já tem uma média de quatro mil dowloads diários.

Agosto: Radioweb completa cinco anos e alcança 100 milhões de ouvintes potenciais, considerando apenas a população da cidade-sede de cada emissora.

Setembro/Outubro: Coberturas da queda de avião da Gol e Eleições de 1º de outubro geram recorde de acesso ao site.
2005 +
Junho/Julho: Lançado serviço de Rádio Online Corporativa. Novo site no ar, com mais áreas para conteúdo.

Agosto: Empresa completa 4 anos. Cobertura das CPI´s do Mensalão, dos Correios e do Jogo do Bicho potencializam o crescimento de rádios e site bate recorde de acessos e downloads.

Outubro: Vai ao ar a primeira rádio corporativa administrada pela Agência Radioweb, a Rádio Indústria, da CNI.

Dezembro: Ano fecha com 1.400 emissoras parceiras e 599 mil downloads. Radioweb já coleciona 15 prêmios de jornalismo.
2004 +
15 de março: Inicia-se a operação em Brasília, com o jornalista Geanoni Mousquer. A primeira sede tem uma pequena sala, sem estúdio. Apenas uma repórter cobre a Capital Federal.

Abril: Vai ao ar o novo site, agora com cobertura nacional. Em um mês o número de rádios parceiras avança de 180 para 400.

Julho: Empresa muda de sede em Porto Alegre, indo para a Rua São Manoel, no Bairro Rio Branco. A nova estrutura tem dois estúdios, agora com isolamento acústico.

3 de Agosto: O acesso à página passa a ser somente para rádios cadastradas, com acesso mediante senha. Site passa a ter controle quantitativo e qualitativo do aproveitamento dos boletins, um grande diferencial da empresa.

15 de Novembro: Agência atinge o número de 1.000 Rádios Afiliadas. O site registra 117 mil acessos e 257 mil downloads no final do ano.
2003 +
Julho: empresa termina com o serviço 0800 e passa a operar somente pela web.

Setembro: Agência Radioweb faz a sua primeira cobertura internacional. Paulo Gilvane Borges acompanha a missão do Governador Germano Rigotto à Europa.

Novembro: pesquisa identifica que já são 146 rádios que utilizam o conteúdo da Agência. A novidade é a entrada de rádios de outros estados, que pedem conteúdos nacionais.

Dezembro: Agência conquista mais dois prêmios de Jornalismo. Já são seis em pouco mais de dois anos.
2002 +
Maio: A primeira sede é numa sala de 40m² no Bairro Teresópolis, em Porto Alegre. O estúdio não tem isolamento acústico. Para gravar é preciso fazer silêncio e torcer para que o telefone não toque.

Agosto: Radioweb comemora um ano e alcança 110 emissoras parceiras, todas do RS.

Outubro: Cobertura das primeiras eleições. Lula é eleito Presidente.

Novembro/Dezembro: Agência comemora a conquista de três prêmios de jornalismo em pouco mais de um ano de atuação. Número de rádios sobe para 120, mas o acesso ao site cresce pouco. A maioria das rádios permanece gravando por telefone 0800.
2001 +
Janeiro: Paulo Gilvane Borges, Caroline Mello, Daniela Madeira e Juliana Turatti cobrem a primeira edição do Fórum Social Mundial e oferecem o conteúdo às rádios do RS. Em cinco dias 80 emissoras se “afiliam” à cobertura.

Fevereiro: Nasce o nome da empresa nasce a partir de rabiscos em um guardanapo: Radioweb. Como não foi possível registrar esse domínio na época, ficou Agência Radioweb.

Junho/Julho: Daniela transmite boletins de algumas coberturas a partir de uma salinha de 2x2 no apartamento de Paulo Gilvane. Mariana de Freitas, primeira repórter da Agência, cobre a Caravana da Agricultura Familiar com Lula pela Região Sul.

Agosto: No dia 23 vai ao ar o site da Agência Radioweb, por volta das 16h. Esta é a data oficial de nascimento da empresa. Apesar de operar via web, a maioria das rádios não tem Internet e grava o conteúdo por telefone.

img
img

SERVIÇOS DE RÁDIOS CORPORATIVAS

Dê voz ao seu conteúdo:
Rádio Online Corporativa, totalmente personalizada, com acesso via site do cliente. Programação 24 horas no ar, com música e informação.
Gêneros musicais separados por horário e vinhetas de identificação da rádio. Inclui licenciamento junto ao Ecad.
Tudo para manter o usuário do seu site ligado no que você faz.