Aos 21 anos de existência e após três anos de Pandemia, a Agência Radioweb inicia, agora em março, um novo e complexo processo de mudança, de inovação. Novo porque já fizemos outros movimentos nestes 21 anos de existência. Complexo porque este tipo de mudança envolve uma nova cultura da empresa, que precisa entendida e compreendida internamente e também pelo mercado.
A Pandemia impactou diretamente a vida das pessoas e também das empresas nas variáveis tecnológicas, culturais, comportamentais, econômicas, mercadológicas. Nós, que recém ensaiávamos um serviço gradual em home office, de um dia para o outro – mais precisamente do dia 16 para o dia 17 de março de 2020 – colocamos toda a equipe trabalhando em casa. E até agora, mesmo com sedes físicas, permanecemos em home. Claro, as atividades de reportagem nunca deixaram de ser presencias, mais ou menos intensas, de acordo com o avanço e o recrudescimento da Covid.
A mudança que estamos por concluir parte da das lições que aprendemos na nossa jornada, que é a nossa história. Ela tem erros e acertos, a partir dos quais construímos uma empresa sólida, com credibilidade, sustentável e com uma equipe qualificada de 70 pessoas. Nesses 21 anos, foram mais de 80 prêmios de jornalismo. Um senhor legado já construído. Mas que precisa ser preservado.
A nossa reestruturação ou reposicionamento tem outro pilar, que é o presente. O que o cenário no qual estamos vivendo nos aponta? A compreensão do presente não é tarefa fácil, principalmente após três anos de pandemia. Some-se a isso as mudanças comportamentais oriundas das novas tecnologias, das pessoas aprisionadas às telas, às curtidas, à realidade virtual. E, em paralelo, a polarização política, que cria o neologismo em que as emoções e as crenças estão acima da objetividade, a tal da pós verdade. No Brasil, um novo governo, uma nova gestão pós um pleito que dividiu o país. No mundo, a cada dia um cenário mais tenso, instável, inseguro.
E o futuro? Quem seria capaz de prever, em meados de 2020, uma Pandemia que vitimou 700 mil pessoas somente no Brasil? O que nos espera logo ali com essa guerra entre Rússia e Ucrânia e todos os países envolvidos de forma direta ou indireta ao conflito? Que novos ataques à democracia sofreremos nos próximos anos? Estaríamos diante de uma possível nova ordem mundial?
No nosso mercado, como será o futuro da informação diante da precarização do jornalismo profissional? Como será o enfrentamento da mentira gerada por “produtores de conteúdo” que tem como objetivo apenas desinformar para atingir objetivos políticos, resultados eleitorais, monetizações. E qual o alcance do que parece ser uma nova cruzada religiosa, que começa a emergir nas Redes, na política, no seio das famílias e da sociedade?
Diante de tudo isso, precisamos nos organizar pra enfrentar o que vem pela frente, o tal do futuro. Não há um farol de luz clara e vindo de direção segura a nos indicar o caminho. Mas é preciso se organizar para seguir.
Por isso, nos debruçamos em análises, conversas, debates e, a partir da nossa vivência passada e presente, definimos trilhar os caminhos que acreditamos nos levar aos melhores destinos.
Para isso, reestruturamos a empresa num grupo, o que denominamos de Grupo Radioweb. Criamos uma Holding e descobrimos que esse nome pomposo também serve para um grupo pequeno. É apenas uma empresa “guarda-chuva” que tem abaixo dela alguns CNPJs e seus serviços diversos.
Abaixo desse “guarda-chuva” da Holding está a nossa atividade principal, a de produção de conteúdo jornalístico, a Agência Radioweb. Esse é o nosso DNA e foi dessa essência que surgimos, é dessa água que bebemos, é dessa fonte que nos alimentamos. A Agência ganha uma nova identidade visual, o controle da qualidade do jornalismo fica ainda mais criterioso, a distribuição será mais regionalizada e o nosso sistema de controle, métricas e auditagem está mais preciso.
Há o “Estúdio”, que é um ambiente que oferece ao mercado toda a nossa expertise em produção de conteúdo em áudio – rádio release, podcast, spots, programetes, rádio online corporativa.
E, por fim, num terceiro ambiente, o de serviço de Monitoramento, totalmente ancorado na tecnologia de auditagem de áudio. O sistema monitora as rádios e emite relatórios com trechos anteriores e posteriores ao áudio irradiado, seja ele jornalístico, musical ou publicitário.
Agora, em 2023, ao reorientarmos nossa embarcação, assim como em 2001, quando colocamos nosso barco ao mar sem saber muito onde íamos ancorar, estamos ansiosos, mobilizados e otimistas. E como eu sempre digo, as perspectivas são excelentes. Chegamos até aqui, mas queremos ir mais longe.